15 de outubro de 2010

Ouro Preto - 2º dia

de novo, porque o desenho de frente eu não scaneei ainda...


dia de comer melado depois do almoço!

encadernação dos autos
A caligrafia era bem bonita.

correntes, instrumentos de tortura e um banco de canto 
com um entalhe vândalo em formato de estrela


salão memorial para os inconfidentes

porta da senzala (chutando)

roupitchas do império!

um dos cristos da vitrine

jantar


Bom, reduzirei um pouco a massa de texto, para não entediar ninguém. 

No segundo dia fui na Avenida Perimetral, Avenida JK (logo depois dela tinha uma estrada que ligava o bairo da Lagoa à Barra =) Lagoa-Barra, ahn ahn...), Rua das Flores e entre uma passada e outra pelo centro, a Praça Tiradentes. Numa dessas passadas (acho que logo depois do almoço), decidi ir no museu da inconfidência. Novamente proibida de entrar com bolsa e câmera peguei felizona meu caderninho e entrei para visitação. 
Montes e montes de turistas com crianças explicando a história da cidade, a exploração do ouro, a escravidão, etc. Ainda no primeiro andar havia uma sala em homenagem às pessoas envolvidas na inconfidência e repatriar os restos mortais desses heróis. A sala do memorial tinha um altar e nas laterais 13 sepulturas em cimento cada das 12 primeiras com o nome dos principais combatentes mortos e a última sem nome, representando os outros restantes. Enquanto desenhava nesta sala, pude contar pelo menos umas 4 crianças achando que ali estava enterrado ouro. Tudo para elas era ouro. A maior decepção de uma que estava com a mãe na Mina do Chico Rei, no dia anterior, foi entrar na mina e não ver ouro nem pedras e assim foi a decepção dessas 4 outras de entrar nos museus e não ver tudo de ouro. 

Não lembro muito mais do que eu tenha feito este dia, mas sei que foi bem divertido. 

De jantar comi um sanduiche de 30 cm numa lanchonete na esquina da Pç Tiradentes, voltando pro albergue. R$10,00 e vc podia colocar o que quisesse de recheio lá dentro! Vc escolhia a carne, o queijo e o resto era liberado. Uma delícia. Comi uma cocada de sobremesa e dormi empanturrada vendo novela...

Um comentário:

Unknown disse...

acho foda a maneira como vc consegue num sketch retratar com tanto sentimento os locais que você visita.
sério, muito bom!
tu sabe que eu sou fã e sou suspeita né!
mas tá muito bom mesmo!