24 de janeiro de 2015

Lixo extraordinário - os figurinos de Thanara Schönardie para "Meu pedacinho de chão"

Quinta feira estive na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio.
Meu grande objetivo era ver a exposição dos figurinos da novela Meu pedacinho de chão (em cartaz até março)mas ao chegar lá fiquei fascinada com tudo: a infraestrutura, a organização, a simpatia dos funcionários e com a quantidade de gente que tinha lá estudando, lendo, brincando (tem colônia de férias para as crianças), vendo filmes ou apenas curtindo o ar condicionado, que estava maravilhoso de gealdo.

Me empolguei, acabei fazendo uma carteirinha e retirando um livro sobre teoria da arte para estreiar.
Para se cadastrar você só precisa levar um documento com foto e um comprovante de residência atual.

Sobre a exposição:
Amei poder ver de perto todos os detalhes deste figurino tão incrível. Não cheguei a acompanhar a novela, mas babava com as chamadas na Globo. Quanta dedicação! E quanta criatividade!

O figurino é composto de peças muito coloridas e traduz um universo lúdico a partir da ressignificação de diversos materiais. Todas as peças, sejam elas vintage ou novas, foram incrementadas com sacos de lixo, papel de bala, canudos de plástico, brigadeiro (nos sapatos), bonequinhas colombianas, rendas, casa de abelha com plástico, tapetes, fita adesiva, lona, isopor, acetato, e uma infinidade de outros materiais.
As texturas são maravilhosas e o colorido incomparável.
Incrível!







Abaixo estão algumas páginas do catálogo da exposição (grátis para quem visita) e os desenhos que fiz:








Nenhum comentário: